Prólogo:
Estava eu no curso de inglês, calmamente sentada, esperando a professora chegar. Por mais incrível que pareça, neste dia eu cheguei cedo e estava passando o tempo conversando com uma de minhas colegas de classe. Ela está na oitava série e fazendo um desses cursinhos preparatórios para entrar no cefet. Pobre criança. E, no auge da dúvida ela me esbofeteou com uma pergunta:
- Juliana, tu que estuda lá, tu acha que o cefet é o melhor para mim?
E eu fiquei sem ter o que responder.
*****
Nós, estudantes do IFMA ,mais do que ninguém sabemos o peso da responsabilidade do nome que carregamos. A escola Técnica Federal do Maranhão, CEFET, IFMA. Um colégio de respeito, uma farda respeitada ( ou não). A prova tem fama de difícil e é encarada muitas vezes até como um "primeiro vestibular", tanto que quando os filhos passam os pais fazem até churrasco. É aquela empolgação, o primeiro dia de aula acorda 4 e meia da manhã, é o primeiro a chegar. O colégio dos sonhos, o que alunos de toda são Luís e adjacências suam sangue para entrar. E quando chegam logo no primeiro dia de aula não tem UMA aula sequer.
Sim, a realidade por dentro daquela fachada nova é totalmente velha. Para quê repetir o que vocês já sabem? As salas de aula que hoje tem cada uma seus 40 alunos ( exceto as de Design) que lutam com unhas e dentes por um espaço no laboratório. E claro, laboratórios ultrapassados com fontes de tensão da época em que o IFMA era Escola Técnica. Qual é a empresa que hoje em dia usa uma fonte anaLÓGICA meu povo? Isso é que é fora de LÓGICA!
Professores faltosos, bebedores que só são ligados praticamente ao meio dia deixando boa parte dos alunos com sede ( agora nós também somos jabutis) , falta de equipamento nos laboratórios e superlotação dos mesmos.
É essa a realidade que você quer que se perpetue não só para os anos que se postergarão mas, para os próximos alunos que virão cheio de esperanças?
Para UM cefet melhor.
Para UM melhor desenvolvimento esportivo.
Para UM saneamento básico adequado.
E o melhor, você pode mudar a nossa realidade com UM voto. O seu.
Seja UM.
Vote, # chapa 1.
Por: Juliana Martins.

Nenhum comentário:
Postar um comentário